Brazil

Vanessa Alves
Ferreira

UFVJM. FCBS. Departamento de Nutrição, Campus JK, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Nutricionista. Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Nutrição da UFVJM atuando no Mestrado Profissional Ensino em Saúde e na Residência Multiprofissional da instituição. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional (FBSAN) e da Rede Ibero-Americana de Pesquisa Qualitativa. Orienta pesquisas de mestrado, especialização, extensão, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso na área interdisciplinar, com interface na saúde coletiva. Participa de projetos de pesquisa financiados e interage com diversos colaboradores. Desenvolve projetos de pesquisa nas temáticas: sobrepeso e obesidade, comportamento alimentar, segurança alimentar e nutricional e de promoção da saúde.  

Rosana Magalhães

FIOCRUZ. ENSP. Departamento de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Brasil.

Nutricionista. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Atualmente é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A sua experiência na área de Saúde Coletiva envolve atividades de ensino e pesquisa, coordenando estudos nas linhas de investigação institucional em desigualdades sociais  qualidade de vida, cidade e saúde e avaliação de políticas públicas. É membro da Comissão de Pós Graduação do Programa de Mestrado e Doutorado da ENSP FIOCRUZ.

Ivy Scorzi Cazelli Pires

UFVJM. FCBS. Departamento de Nutrição, Campus JK, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Nutricionista. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil. Professora Associada da UFVJM com experiência na área promoção de saúde e comportamento alimentar; nutrição e dietética da criança e do adolescente e desenvolvimento de produtos de interesse infanto-juvenil. Desde 2008 é coordenador do programa de extensão "Escolas Promotoras de Saúde" da Pró-reitora de Extensão da UFVJM e líder do grupo de pesquisa sobre Avaliação de Consumo Alimentar da UFVJM. Atua no Mestrado em Ensino e Saúde da mesma instituição nas linhas de pesquisa de Promoção da Saúde e Integração Universidade e Serviços de Saúde e ainda da Residência Multiprofissional/UFVJM. É Coordenadora do Laboratório de Nutrição e Dietética da Criança e do Adolescente do DNUT/UFVJM.

Lucilene Soares Miranda

UFVJM. FCBS. Departamento de Nutrição, Campus JK, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Nutricionista. Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Atualmente é professora associada da UFVJM. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Valor Nutritivo de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção à saúde vitamina A, ferro, enriquecimento, nutrição e alimentos. É membro do Pró-Saúde II do PRO-PET-Saúde da UFVJM.

Milton Cosme Ribeiro

Superintendência Regional de Saúde de Diamantina - SRS. Secretaria do Estado de Minas Gerais.  Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Nutricionista. Doutorando em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. É Especialista em Políticas e Gestão da Saúde no Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina. Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Atua nas seguintes áreas: qualidade de alimentos, análise pós-colheita de frutos e hortaliças, políticas de integração universidade e serviços de saúde.

Aline Cristine Souza Lopes

Universidade Federal Minas Gerais . EE. Departamento de Nutrição, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Nutricionista. Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Professora Associada do Departamento de Nutrição e atualmente coordena a Pós-graduação em Nutrição e Saúde da UFMG e o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição do Brasil. Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro e coordena projetos financiados por agências de fomento e o Ministério da Saúde do Brasil. É uma das líderes do Grupo de Intervenções em Nutrição (GIN/CNPq), atuando principalmente nos temas: Análise do Estado Nutricional de Populações, Intervenção Nutricional e Doenças Crônicas não Transmissíveis.